Destaque - Ampliar ambientes pequenos: como fazer isso da maneira certa?

Ampliar ambientes pequenos: como fazer isso da maneira certa?


A REM trabalha com plantas para ambos os públicos e sabe que usar a decoração a seu favor para ampliar ambientes pequenos é a melhor opção e, pensando nisso, trouxe algumas dicas incríveis.


Existem alguns truques que são usados por decoradores ou até mesmo o proprietário do imóvel que trazem a aparência maior ao lugar. Usar esse fator para deixar o apartamento do seu jeito é a melhor opção.


Continue a leitura para saber mais!

Integração de ambientes

O primeiro passo para ampliar ambientes pequenos, principalmente em apartamentos compactos, é a integração entre os ambientes. Em resumo, quanto menos paredes tiver, maior será a sensação de amplitude no local.



Hoje em dia, muitos apartamentos, mesmo que sejam com metragens menores, contam com uma varanda. Uma forma de fazer a integração de ambientes para deixar os espaços maiores é unindo a sala com a varanda, deixando a sala do apartamento maior do que se imagina.


Porém, ao promover a integração de ambientes, é bom que seja utilizado o mesmo piso em ambos os lugares. Pois isso acaba fazendo bastante diferença na harmonização. Outro ponto da casa que pode ser integrado é a cozinha com a sala.

Ampliar ambientes pequenos: invista em espelhos!

O uso de espelhos no apartamento é considerado uma solução inteligente para ampliar ambientes pequenos. Porém, entre as diversas opções disponíveis no mercado, opte por espelhos de cristal. Esse modelo de espelho, além de ser mais claro, ajuda a trazer uma sensação de expansão do ambiente.


Em outro ponto, ao escolher o lugar onde o espelho será instalado, é bom pensar em alguns detalhes, como se no ambiente terá janelas para que não haja reflexos causados pela luz solar.


Portanto, o espelho deve ser instalado na parede que reflete melhor o ambiente, sem muitos reflexos de luz. Além disso, quanto menos recortes ele tiver, melhores serão os resultados.

Explore a iluminação da maneira certa

Antes de começar a instalação de diversas lâmpadas no ambiente, é importante destacar qual os espaços do imóvel que merecem uma atenção especial. De fato, isso inclui se será necessário o uso de lustres, abajures, luminárias e spots de luz, tudo isso faz diferença na hora de ampliar ambientes pequenos.


Verifique também como funciona a luz natural do apartamento, para que não seja criado um ambiente extremamente claro e desagradável. 



A iluminação é um dos jeitos mais rápidos e simples de ampliar ambientes pequenos, ainda contando com a economia de energia e sustentabilidade que um projeto feito da maneira correta pode oferecer. Além disso, não é preciso grandes reformas para explorar a iluminação do ambiente, mesmo que muitas pessoas achem isso.


Porém, se você não abre mão da luz amarelada que dá a impressão de “meia-luz” ao ambiente, é preciso entender como ela funciona. Por mais que ela deixe o cômodo mais aconchegante, ela diminui bastante a proporção dele.

Conte com a decoração para ampliar ambientes pequenos

Além do efeito estático, você sabia que as cores escolhidas para o ambiente podem servir como ampliadoras de espaço? Pois é isso mesmo.


Esse é um truque bastante útil e bastante explorado pelos arquitetos e decoradores, que é explorar a mesma cor no piso e nas paredes. Dessa maneira, o uso de rodapés é dispensado e isso causa um ambiente visivelmente mais amplo e bonito.


Geralmente, a cor branca é a mais indicada para ampliar ambientes pequenos. Ela, de fato, é bastante útil, pois reflete a luz e consegue ampliar virtualmente um cômodo. Na cozinha, por exemplo, ela é bastante usada para causar o efeito de amplitude. 



Porém, é sempre bom pensar um pouco fora da caixa e explorar outras tonalidades que também ajudam a ampliar ambientes pequenos. Um tom sobre tom, por exemplo, é uma técnica que dá a percepção de continuidade.