Destaque - Tendências de decoração 2022: Estilo Japandi

Tendências de decoração 2022: Estilo Japandi


Existem alguns estilos que acabam seguindo tendências do ano passado, que levam a linha mais minimalista e neutra. O estilo Japandi surgiu como uma grande tendência de decoração em 2022 e está ganhando cada vez mais espaço no mercado, visando esse minimalismo como principal fundamento.


Neste conteúdo, vamos falar sobre o estilo Japandi e como ele conquistou diversas pessoas no mundo dos decoradores. A ideia principal desse conceito é transpirar simplicidade e funcionalidade, mas sem deixar de lado o conforto e bem-estar de uma casa. 


Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

O que é o Estilo Japandi?

O Estilo Japandi é o casamento perfeito entre o minimalismo e a simplicidade da natureza. Trazendo o melhor de dois lados tão diferentes do globo - Escandinávia e Japão, para uma fusão calma que é conhecida como Japandi ou estilo escandinavo japonês. 


Portanto, a decoração Japandi é a combinação de toda a funcionalidade que é desejado em um lar, com conforto do estilo escandinavo e do minimalismo rústico japonês. Essa combinação é capaz de criar um sentimento de arte em casa, em diálogo com a natureza e simplicidade. 


Crédito da imagem: Pinterest


Segundo a OSA Arquitetos, que assinaram o Quarto Suna REEVEV na CASACOR de 2021, “apesar das culturas completamente distintas, os estilos se completam e tem diversas similaridades." 


Com as pessoas buscando cada vez mais a introspecção, autoconhecimento e meditação, o estilo Japandi tem agradado muito o público. Ou seja, elas querem menos a perfeição e mais conforto dentro de casa. 

Características do Estilo Japandi

O Japandi é conhecido por ser uma vertente do minimalismo, pois ele reforça o uso de elementos essenciais e espaços funcionais que transcendem o espaço tempo. Porém, mesmo que sejam semelhantes, existem diferenças entre o estilo minimalista e o estilo Japandi.

Paleta de cores

Tendo como base que o Estilo Japandi é uma mistura entre o escandinavo e a tranquilidade japonesa, não é de se surpreender que a sua paleta de cores seja neutra. No geral, são usados tons mais claros e principalmente, a variedade da cartela de cores brancas, cinzas e areia. 



Crédito da imagem: Pinterest

Materiais

Natural é a palavra que compõe a característica principal do estilo Japandi. Por conta disso, os elementos naturais sempre estarão ligados a ele, como pedras, madeira, cimento e tecidos crus. 


Nesse cenário, as estampas não têm espaço e são respeitadas muito as texturas de matéria-prima, tradicionalmente mais foscas ou levemente acetinadas. Ou seja, o brilho não faz parte do estilo Japandi.

Peças chave

Entre as peças-chave do estilo Japandi, destacam-se os móveis mais baixos, uma clara referência à decoração oriental, sobretudo japonesa. Essa relação cultural passa também pelo estilo através dos bancos, camas, mesas e até sofás mais próximos ao chão. 


De fato, a escolha de móveis rebaixados traz uma sensação de conforto ainda maior a casa, além de sutileza e acolhimento na decoração, mesmo ainda sendo uma prática pouco usada.



Crédito da imagem: Pinterest


Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de decoração e chamando atenção das pessoas. Agora que você entende mais sobre o universo Japandi e concorda que o minimalismo é o melhor, pode aplicar em sua casa, visando conforto e sutileza. 


A REM é mais do que uma incorporadora, pois proporciona ótimas dicas relacionadas ao mundo da decoração em geral. Para conferir outros conteúdos, clique aqui e acesse nosso blog!