Icon

Como a infraestrutura da região influencia na qualidade de vida?

Você sabia que a infraestrutura da região pode influenciar positivamente ou negativamente na qualidade de vida? Com o tempo, esse acabou se tornando um fator predominante para que as pessoas escolham um novo lugar para morar.

A qualidade de vida é um ponto importante, principalmente ao escolher um novo apartamento. Não basta apenas olhar para as comodidades internas, como um bom condomínio e um ambiente aconchegante, mas também para a área externa, incluindo o bairro e o sistema de transporte, elementos que complementam a experiência de moradia.

Neste conteúdo, trouxemos alguns pontos relevantes que demonstram como a infraestrutura da região influencia diretamente na qualidade de vida. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Infraestrutura da região: transporte

Quando falamos em infraestrutura da região relacionada ao transporte, estamos nos referindo a todos os modais de transporte, mobilidade urbana e estrutura necessária para a circulação de pessoas, frotas, cargas e mercadorias.

Veja nesse conteúdo da REM como a infraestrutura da região pode ser um ponto crucial para a qualidade de vida da sua família no seu novo lar.

Ao escolher um bairro para morar ou investir, por exemplo, é importante verificar se há opções de transporte público eficientes, como metrô, ônibus e trens. Além disso, é fundamental verificar se as ruas e calçadas são bem conservadas e pavimentadas, e se há ciclovias para quem gosta de se locomover de bicicleta.

Educação

A qualidade da infraestrutura educacional é um dos pilares fundamentais que influenciam na escolha de um local para morar. A proximidade e a acessibilidade às escolas e outras instituições de ensino são aspectos essenciais a se considerar ao avaliar a qualidade de vida de uma região.

É importante verificar não apenas a presença de escolas de nível fundamental e médio, mas também as instituições de educação infantil e ensino superior. A diversidade e a disponibilidade de opções educacionais contribuem diretamente para a atratividade e o desenvolvimento da região.

Leia também: Motivos para morar ou investir perto do Metrô em São Paulo

Saúde e serviços básicos

A infraestrutura de saúde desempenha um papel vital na qualidade de vida de uma comunidade. A presença e a qualidade dos serviços de saúde podem impactar diretamente a experiência dos residentes em uma determinada região.

Morar em um lugar com localização estratégica próxima de hospitais e centros de atendimento é essencial para tornar a infraestrutura da região ainda mais completa. De fato, viver bem e ter qualidade de vida é estar próximo dos serviços essenciais.

Medidas preventivas que garantem o fácil acesso em situações de emergência são essenciais para que um bairro seja completo. 

Veja nesse conteúdo da REM como a infraestrutura da região pode ser um ponto crucial para a qualidade de vida da sua família no seu novo lar.

Cultura e Lazer

Cultura e lazer são pontos importantes e que desempenham papéis fundamentais na qualidade de vida e no bem-estar dos moradores de uma região. A presença de parques, teatros, cinemas e espaços públicos para eventos, enriquece o ambiente local e atrai mais pessoas para morar ou investir.

Quando se trata de parques e áreas abertas, que oferecem acesso a atividades culturais e esportivas, é importante considerar:

  • Disponibilidade de parques públicos e áreas verdes;
  • Qualidade e manutenção de espaços ao ar livre;
  • Oferta de instalações para atividades recreativas;
  • Proximidade a teatros, cinemas e locais de eventos culturais;
  • Variedade de opções para prática de esportes e atividades físicas;
  • Programação cultural regular e eventos comunitários.

De fato, bairros que oferecem esses aspectos contribuem para uma infraestrutura cultural e de lazer vibrante, promovendo interações sociais e proporcionando espaços para entretenimento e relaxamento.

O lançamento Terrarium Perdizes, por exemplo, localizado no ponto Alto de Perdizes, está a apenas 12 minutos de bike do Parque da Água Branca, proporcionando aos seus futuros moradores fácil acesso a atividades ao ar livre e culturais.

Veja nesse conteúdo da REM como a infraestrutura da região pode ser um ponto crucial para a qualidade de vida da sua família no seu novo lar.
Perspectiva Fachada – Terrarium Perdizes

Leia também: Investimento em imóveis: Zona Oeste com grande potencial de crescimento!

Segurança

A segurança é um aspecto fundamental quando o assunto é a infraestrutura de uma região e o seu impacto na qualidade de vida dos moradores. Garantir um ambiente seguro não apenas oferece tranquilidade, mas também promove o bem-estar de todos.

Medidas eficazes de segurança desempenham um papel crucial nesse cenário. Desde a iluminação adequada nas vias públicas até a instalação de câmeras de vigilância e o policiamento preventivo, cada uma dessas ações contribui para a criação de um ambiente seguro e tranquilo para os moradores.


Ao escolher um local para morar ou investir, é fundamental considerar as medidas de segurança já implementadas. Essas medidas não só influenciam diretamente na qualidade de vida dos residentes, mas também moldam a percepção de segurança na região como um todo.

Infraestrutura da região e o meio ambiente

A qualidade ambiental desempenha um papel crucial na determinação da qualidade de vida e na sustentabilidade de uma comunidade. Já falamos sobre as praças e parques que podem melhorar a infraestrutura da região, mas isso vai um pouco mais além.

Bairros com ruas mais arborizadas e uma preocupação com o meio ambiente tornaram-se uma tendência forte e influenciam positivamente na qualidade de vida das pessoas.

A Vila Romana, por exemplo, é um desses bairros que chamam atenção por conta da sua arborização. Empreendimentos como o Alta Romana da REM, mostram o quanto é importante esse aspecto, proporcionando não apenas beleza, mas também benefícios para a saúde e o bem-estar da comunidade.

Veja nesse conteúdo da REM como a infraestrutura da região pode ser um ponto crucial para a qualidade de vida da sua família no seu novo lar.
Perspectiva Terraço – Alta Romana

Entender como a infraestrutura da região influencia na qualidade de vida da população é saber mais sobre o seu futuro bairro. São pontos importantes e que garantem a segurança na hora da escolha final, pois além de um empreendimento completo, você estará morando em uma região que fornece tudo que você precisa para viver bem.

Para mais conteúdos, informações e dicas sobre as regiões e como essa pode ser uma escolha que afeta todo um ecossistema, o blog REM conta com diversos conteúdos que podem ajudar você. Clique aqui e saiba mais!

Você vai gostar de ler

portfolio
Conheça nosso portfólio
Vá para página
Morar em Perdizes: confira 5 motivos que tornam esse um bairro completo!
Leia o artigo completo
Invista em Imóveis
Vá para página
Fale com um
Corretor Online
Preencha os campos abaixo e fale conosco agora mesmo:
* Campo de preenchimento obrigatório