Destaque - Automação no REM ID

Automação no REM ID


O mundo está avançando a passos largos e a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nas casas através da automação residencial. Como isso é uma tendência que está mais próxima do que a gente imagina, o REM ID trouxe isso para dentro dos apartamentos decorados.


Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse processo e das facilidades que ele pode trazer para o dia a dia. Ao trazer isso para o apartamento decorado, o investidor acaba agregando mais valor ao imóvel na hora da locação temporária.


Continue a leitura para saber mais!

Automação residencial: Sua casa inteligente!

A automação residencial permite que a pessoa gerencie desde a iluminação da casa até qualquer outro dispositivo elétrico/eletrônico que esteja integrado ao sistema de automação (persianas, ar-condicionado, tomadas, áudio/vídeo, segurança, entre outros). E todo esse controle e monitoramento pode ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar. 


Por exemplo, você acende ou apaga as luzes do apartamento por aplicativo no celular ou em aparelhos como Alexa, usando comando de voz. 


No caso da automação de iluminação (a mais utilizada), é possível criar “cenas” ou configurações especiais para determinados eventos como: noite de filme, hora da leitura, jantar romântico, cena bom dia (acionamento de rotina automática agendado), entre outras configurações possíveis.


Já no caso da integração com outros dispositivos, pode-se criar configurações inteligentes focando na economia, por exemplo caso a janela ou porta fique aberta por um tempo “x”, automaticamente o ar-condicionado desligue caso esteja ligado.


E um diferencial desse sistema que ele é modular, ou seja, podem ser feitos upgrades ao longo do tempo, sem perder o que já estava instalado e ele é wireless e, portanto, não necessita de uma infraestrutura dedicada (pode ser instalado na elétrica convencional) evitando assim gastos extras com obras.



A automação de iluminação é uma opção de integrar algumas ou todas as luzes da casa e, com isso, criar configurações separadamente ou em conjunto, da forma que quiser. Hoje em dia, praticamente tudo pode ser automatizado, desde ambientes pequenos com apenas um ponto de luz, até os maiores com iluminação central, indireta e decorativa.


E o acionamento na iluminação pode ser do tipo on/off ou dimerizável (incluindo fitas LED).


Além disso, ao invés de um interruptor para cada lâmpada, você é capaz de controlar cenas para controlar uma ou mais lâmpadas ao mesmo tempo através de diferentes interfaces. Esses são alguns dos controles mais utilizados na automação:


  • Comando via celular/aplicativo;

  • Comando de voz usando Alexa;

  • Controle remoto universal;

  • Interruptor (tipo pulsador) inteligente;

  • Keypad (teclado de automação que lembra um tablet).

Automação de iluminação REM ID

Acompanhando todos os avanços tecnológicos, a equipe de decoração do REM ID resolveu incluir a automação de iluminação no decorado. Essa é uma forma de mostrar as possibilidades que um empreendimento como esse pode ter ao morador.


A iluminação do decorado é toda automatizada, mostrando algumas das infinitas possibilidades em luzes que pode colocar. Esses controles podem criar algumas cenas que podem aumentar ou diminuir os pontos de iluminação, tornando o ambiente mais aconchegante em algumas situações.



Uma iluminação automatizada com esse tipo de controle pode levar a uma redução na conta de energia, uma vez que se torna muito mais fácil acender e apagar as luzes do apartamento.


Além disso, é possível configurar para determinados horários ou para certa quantidade de luz solar, por exemplo, bem como apagar qualquer luz a distância. Isso evita que as luzes fiquem acesas desnecessariamente.


Com essa proposta de automação no decorado do REM ID, é possível investir em uma casa do futuro, onde tudo é automatizado e com o acesso mais fácil, com um simples comando de voz ou celular!